0
No products in the cart.
  • Home
  • Sobre nós
  • Receitas
  • Workshops
  • Loja da Quinta
  • Mercados
  • Ovos Biológicos
  • Contactos

Entrevista V 1.0

Entrevista V 1.0

Vida 1.0: Obrigada Filipa, sei que todos os minutos são importantes no trabalho da quinta, por isso agradeço este tempinho para que possamos ficar a saber mais sobre a Quinta da Herdeira!

Começando pelo início, há quanto tempo existe a quinta e estão a trabalhar neste projecto?

Resposta: A quinta existe desde 2011 e começamos na agricultura biológica em 2013, de início a quinta seria para nós morarmos mais os nossos 15 cães na altura, termos espaço para eles e termos maior proximidade com a natureza. Depois começamos a fazer uma pequena horta bio para nós, mais tarde pensamos em termos uma vinha mas acabamos por nos apaixonar pela agricultura biológica e assim começamos o nosso projecto, eu e o Paulo.

O Paulo foi tirar um curso de agricultura biológica, procuramos saber tudo sobre o tema e abraçamos o projecto de corpo e alma e foi passo a passo até aos dias de hoje.

V1.0: Vocês tinham algo a ver com agricultura, já de origens familiares, ou foi um projecto inovador de mudança de vida?

R: Não, a minha área é Gestão de Empresas e o Paulo é Psicólogo, sempre tivemos os dois uma grande paixão pela campo, eu mais pelo lado puro da natureza, sempre gostei de cuidar do nosso ambiente, fui escuteira durante 16 anos e cresci a respeitar a natureza e os animais; por outro lado, o Paulo sempre teve uma grande paixão pela agricultura desde de pequeno, durante a escola era essa área que seguia, apesar de ter ido para psicologia, mas penso que ele tem um dom para a agricultura, pelo menos ele faz tudo na quinta com o maior amor e empenho e dedica-se mesmo de corpo e alma, acho que é o segredo de qualquer projecto andar para a frente.

 V1.0: Para serem certificados pela Agrobio a vossa produção agrícola tem de obedecer a determinadas regras, podes explicar um pouco as principais diferenças para que seja considerada agricultura biológica?

R: Nós não somos certificados pela Agrobio, mas sim pela Certificadora Certis, a Agrobio é a nossa associação. Para sermos considerados agricultura biológica a quinta é sujeita a um controlo rigoroso por parte da certificadora, com análise desde solo a águas, produtos, sementes e outros testes.

V1.0: Podes dar uma ideia da dimensão da quinta e da diversidade de produtos que podemos encontrar?

R: A nossa quinta tem 2,5ha e produzimos hortícolas, fruta e ervas aromáticas. Apostamos numa diversidade de produtos, temos desde a alface às couves menos conhecidas, como a couve mostarda, acho que temos uma panóplia de produtos bem interessante e cada vez mais procuramos hortícolas diferentes para plantarmos.

V1.0: Quais são os vossos produtos estrela, os mais procurados? Eu por exemplo sou híper mega fã dos vossos espinafres!

R: Os produtos mais vendidos são os brócolos, espinafres, couve kale, isto no Inverno; na Primavera/Verão temos o tomate coração de boi e o nosso morango que faz um sucesso.

(c) Quinta da Herdeira

V1.0: Que planos têm para o futuro? Sei que estavam a construir uma estufa, faz parte de uma estratégia de crescimento? É para trazerem colheitas novas?

R: Sim, a estufa está quase pronta, de momento estamos a começar a plantar, vamos ter ainda mais produto do que temos de momento, aliás um dos nossos objectivos é ter bastante produto para que possamos praticar cada vez mais preços competitivos, o produto biológico deve conseguir chegar ao bolso de todas as famílias.

V1.0: Na Quinta costumam ter frequentemente workshops diversos, este ano já podes adiantar sobre que temas vão ser os próximos?

 R: É verdade, temos vindo a ter vários Workshops e aprendo com cada um deles. O meu objectivo será passar um testemunho de uma vida mais saudável e feliz. Com estes workshops tenho conseguido passar essa filosofia e uma maneira  feliz de estar na vida.

V1.0: Este projecto biológico mudou a vossa forma de consumir, de ver a vida ou vocês já tinham preocupações nesse sentido?

R: Nós já tínhamos essa preocupação desde o início aliás, tudo começou com a nossa pequena horta biológica que fazíamos para nós, na altura eu trabalhava em Lisboa e era lá que encontrava os restantes produtos que queria. Quando a família cresceu e como toda a mãe se preocupa com a alimentação dos seus filhos, nós começamos a ser adeptos quase 100% de bio, pois respeitamos muito a sazonalidade do produto e só comemos o que é da época, como no tempo da minha avó, lembro-me bem disso.

Com o nosso projecto da quinta, começamos a ser uns grandes defensores do biológico, não só pelo bem que nos faz à saúde, mas também pelo que contribui para o ambiente e para a biodiversidade, não podemos esquecer que a agricultura biológica contribui e muito para o bem do ambiente e dos animais que o habitam.

A Quinta da Herdeira (situada nos Foros da Amora, passando o Lidl das Paivas) está aberta de 2ª a sábado, e participa todas as 4ªs à tarde e sábados de manhã nos mercados Agrobio de Cacilhas e Almada e Parque das Nações. Podem ir acompanhando a aventura agrícola da Filipa e do Paulo no facebook da Quinta, onde ficam a conhecer os próximos workshops e os produtos de temporada e as colheitas que a terra lhes vai dando.

É uma maravilha ver os novos agricultores citadinos a trazer outra vez o gosto pelos sabores e cheiros do que é plantado com amor!